Livros para colorir: muito além do antiestresse!



Os livros para colorir já viraram tendência em todo o mundo. O sucesso está garantido e eles foram aprovados por milhares de pessoas. 
Entre eles, destacam-se os maravilhosos Jardim Secreto e Floresta Encantada da ilustradora Johanna Basford, que juntos já totalizaram mais de 1 milhão de exemplares vendidos (e tem exemplar novo por ai, a ilustradora já está produzindo o Lost Ocean- aguardem!!). 


Ambos medem 25 x 25 cm e tem mais ou menos 76 páginas para colorir. As folhas são grossas e de um material bom, o que facilita a pintura sem prejudicar a página seguinte. 
A diferença destes livros para os infantis está nos detalhes. Cada página possui desenhos riquíssimos em detalhes e extremamente desafiadores. Há vários desenhos com detalhes pequenos que irão despender um tempo para finalizar a tarefa com sucesso. Além disso, os livros contam com “tarefas” a serem realizadas, como insetos a serem encontrado e desenhos a serem completados. 


 Muito além do antiestresse:
Tudo o que falei até agora não é novidade. Você provavelmente já conhecia e até mesmo já possui seu exemplar. 
O quero dividir nesse post com vocês é a minha experiência com os livros.
O grande destaque dessas obras é proporcionar um momento para você se desconectar do mundo e se preocupar apenas em colorir as páginas. O que se torna uma perfeita terapia antiestresse
Mas o que descobri no decorrer das páginas foi conhecer um pouco mais sobre mim. Os livros possuem a capacidade de promover autorreflexão e autoconhecimento. Como assim? A cada página você se desafia, quebra a sua cabeça para pintar, e passa a perceber detalhes seus que nem você mesma conhecia.
O quanto a simetria é importante pra você? Qual técnica de pintura adota? Você tem paciência? É persistente? Precisa terminar uma pintura em uma única vez ou o faz durante vários dias? Segue cores reais (inspirados no mundo real) ou consegue abstrair e criar desenhos surreais.
Quando percebi o quão quadradinha eu era (pintar todas as folhinhas de verde, exatamente na mesma ordem, mantendo uma simetria, etc.) resolvi me desafiar. A partir desse momento superei minhas expectativas e fiz coisas que não imaginava. Confesso que é difícil, mas está sendo um ótimo treino para mudar meus padrões e percepções. Agora a imaginação não tem limites, posso pintar páginas multicoloridas ou, por exemplo, apenas com cores frias, utilizando pontilhismo...



Essa questão de autoconhecimento me intrigou tanto que resolvi criar um desafio com a minha prima (por sinal ela que me presenteou com essa maravilha). Propus que coloríssemos o mesmo desenho, mas que só dividíssemos o resultado no final
E ai está! Conseguem perceber que apesar de o desenho ser igual o resultado é único e extremamente pessoal. Carrega um pouco de cada um, tornando-se consequência da sua percepção e personalidade.



❤ Sorteio:
Para dividir com vocês essa alegria e esse autoconhecimento proporcionado pelo livro, estarei realizando um Concurso Cultural. Para participar basta seguir as regrinhas e preencher o formulário AQUI. A vencedora levará para casa um livro Floresta Encantada

❤ Onde encontrar e preço:
A faixa de preço não varia muito. Cada livro custa aproximadamente R$29,00 e podem ser encontrados em lojas físicas e virtuais como, livrarias Curitiba, Saraiva, Fenac, Lojas Americanas, etc.
E, já que você investiu nesse livro maravilhoso, invista também em bons lápis de cor. Vai facilitar seu trabalho e irão durar mais.
Eu estou utilizando lápis da Faber Castell (vale a pena pesquisar um pouquinho antes de comprar, o preço varia muito entre lojas). Já vi várias dicas para utilizar lápis de cor aquarelável, por serem mais macios e também deixar seu desenho com muito mais cor, além de giz de cera, lápis neon e até mesmo canetinhas. 

❤ Inspirações:
Inúmeras pessoas compartilham diariamente suas obras. Pode ser uma ótima fonte de inspiração!



0 comentários:

Postar um comentário